terça-feira, 16 de julho de 2013

Idolatria





Idolatria. O que significa esta palavra tão condenada pelos evangélicos? Etimologicamente, a palavra idolatria vem do grego “eidolon” + “latréia”, onde “eidolon” seria melhor traduzido por “corpo” e “latréia”significando adoração. Neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente (http://pt.wikipedia.org/wiki/Idolatria). Como podemos ver acima, além da adoração a outros deuses (não são deuses de verdade, embora sejam adorados como tais), a idolatria também compreende a adoração às aparências corporais, como seres humanos, por exemplo. Uma pessoa viva também pode ser objeto de idolatria por parte de outras pessoas. Ou seja, idolatria não é somente o culto a imagens de escultura, mas engloba também, o culto a pessoas humanas (aparência corporal).

Bíblia enfatiza, por diversas vezes, que Deus é contra toda e qualquer forma de idolatria, senão vejamos:

Em Êxodo 20: 3-4 está escrito: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

Em Êxodo 23:13 está escrito: “Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de outros deuses nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles”.

Em Deuteronômio 6:14 está escrito: “Não seguirás outros deuses, os deuses dos povos que houver à roda de ti”.

Em Josué 23:7 está escrito: “Para que não vos mistureis com estas nações que ainda restam entre vós; dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis”.

Em 1 Coríntios 6:9-10 está escrito: “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os IDÓLATRAS ... herdarão o reino de Deus”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário